quinta-feira, 26 de julho de 2012

Microfones sem fio


    Como acredito que muitos vocês tenham dúvidas, vou postar sobre um caso específico de microfones, os sem fio. Na realidade, não existe diferença entre o microfone sem fio e com fio, quando tratamos de captação, a capsula é a mesma, o sistema é o mesmo, o que difere é o modo de transmissão, e isso pode fazer a diferença, pois uma transmissão ruim pode fazer o som chegar picado a mesa, ou provocar ruídos, como interferência.
    Existem alguns quesitos a serem analisados quando formos escolher um microfone sem fio, e aqui saberemos quais e porque.
    Faixa e Seleção de frequência
    Existem duas faixas de frequências que, no geral, são utilizadas para transmissão sem fio: a VHF e a UHF.
    VHF(Very High Frenquency): trabalha na faixa de 30 a 300 MHz. Na prática, o que implica a nós é que a VHF deve ser utilizada para curtas distâncias, pois quanto mais amplo for o local, maior a chance de interferência, então para igreja, não aconselho.
    UHF(Ultra High Frequncy): trabalha na faixa de 300 MHz a 3 GHz. É ideal pois é usada para transmissão em longas distâncias, já que a frenquancia é mais alta e a chance de interferência é menor.

    Seletor de frequência: além da faixa, o leitor deve estar atento se o equipamento traz o recurso de selecionar a frequência, pois pode haver algo no ambiente que utilise a mesma frequência ou provoque interferência sobre ela. Mudar a frequência que o aparelho está trabahando solucionará esse problema.
 
Antena
    Outro importante fator é a antena. Quando o receptor possui dois microfones e duas antenas, provavelmente cada antena diz respeito  a um microfone. Por outro lado, quando há duas antenas e um microfone, existe um sistema que procura qual delas está melhor posicionada, e ela é selecionada para, naquele estante, captar o sinal do aparelho. Isso reduz a possibilidade de cortes no sinal, devido a pontos cegos e quaisquer barreiras. Então o aconselhável é o sistema de duas antenas e um microfone
    OBS1: quando há apenas uma antena no receptor, deve-se colocá-la à 90º com a horizontal, para fazer malhor cobertura da área. Já quando há duas, deve-se colocá-las à 60º da horizontal, uma para cada lado, fazendo com que elas cubram a área com maior eficiência.
    OBS2: A antena do microfone está localizada na parte de baixo, então nunca se deve segura-lo por baixo, pois assim estará impedindo que o sinal chegue ao receptor.
    Existem recursos para aumentar a área de captação quando o sinal não é recebido corretamente. Modelos de antenas com tamanhos e formatos diferentes podem ampliar a cobertura. Uma antena que posso indicar é a direcinal, assemelha-se com um pé de pato, como a figura ao lado
    Um quesito que não deve ser despresado nunca, é, obviamente, a qualidade do som do microfone. Ficar a tento ao brilho do agudo e a definição do grave, com certeza fará a difernça quando o mircrofone tem um sitema de tranmissão funcional.

Recomendações
O Pop, não tem uma qualidade sonora perfeita, mas não dará problemas de sinal. O Geral é UHF com duas antenas e seletor de frequência, além de um som razoável. e o Top, cobre todos os quesitos e ainda possui uma qualidade de som impecável, porém não é o mais caro do mercado.

Nova Dica: a baixo das indicações há uma ferramenta de buscas para ofertas, assim fica mais fácil de saber como adquirir o seu escolhido. Indico procurar na categoria Instrumentos musicais

Pop: Lexsen LWN 102
Geral: Shure PGX24 SM58
Top: Sennheiser EW 135