quarta-feira, 18 de julho de 2012

Introdução


Definição


Som: É o deslocamento de ar com uma determinada frequência. O som audível ao ser humano está entre 20Hz e 20kHz.


Áudio: O som transformado em energia elétrica.

O som se transforma em áudio através do transdutor que está presente no captador, e o áudio se transforma em som pelo transdutor presente no auto-falante.
O som se propaga no ar com velocidade de 340m/s, mas também pode se propagar em outros lugares como na água(1500m/s) em forma de onda, já o áudio precisa de um material condutor como o cobre(que é o material usado para fazer os cabos de áudio)

Formato de áudio


O som pode ser captado e reproduzido de jeitos diferentes.

Mono: é quando o som é reproduzido completamente em apenas um canal.

Estéreo(stereo): Quando é reproduzido de um jeito diferenciado em dois canais(R e L). Ex:no seu fone de ouvido, você ouve uma música onde na hora do guitarrista solar a guitarra dele sai em um lado e todos os outros instrumentos no outro. Isso é estéreo.
Quando eu gravo algo estéreo e reproduzo em apenas R ou L eu tenho um som “meio estéreo”, mas posso transformar o áudio estéreo em mono com um adaptador com duas entradas e apenas uma saída.

Plugs

Existem vários tipos de plugs em áudio:

XLR(Canon): Pode are fêmea ou macho e sempre balanceado. É usado, na maioria das vezes em microfones, mas também em caixas com entradas balanceadas.




P10(Banana): Pode ser fêmea ou macho desbalanceados ou balanceados. Usados em intrumentos e caixas de som.





RCA: macho ou fêmea. Mais utilizado em dvd’s aparelhos de cd’s, etc...



Balanceado e desbalanceado


Cabo ou plug balanceados são aqueles que possuem três vias por dentro(ao contrário do que as pessoas dizem que é um cabo estéreo). O desbalanceado possui duas vias(cold e hot), e o balanceado possui também uma terceira(terra).
A diferença só se da em aparelhos que precisam de phantom power, fora isso, não se precisa usar cabos balanceados.

Cabos


Eu diria que o cabo é o que define se seu som terá ou não qualidade. Uma escolha errada de cabo pode condenar seu sistema, independente de quanto tenha gastado com ele.
Existem infinitos tipos de cabos no mercado para as mais diferentes utilidades. Aqui falaremos dos mais comuns.



Uso Geral: O cabo de uso geral é que usamos para ligar a maioria dos equipamentos. Instrumentos  musicais, microfones, periféricos e até caixas ativas.





Cabo PP: É um cabo usado quando o sinal está amplificado, se um sinal forte passar por um cabo fino, ele pode aquecer e derreter, causando curto e queimando o equipamento. A espessura do cabo depende da potência do equipamento ao qual ele está ligado.



Multicabo: É usado para levar o sinal de áudio para distâncias maiores. Dentro dele existem vários cabos menores, com duas ou três vias cada, dependendo se são ou não balanceados. A espessura das vias do multicabo são finas, portanto não deve-se de forma alguma ligar um sinal amplificado nele.



Recomendações


Plugs
Procurem sempre os de aço, são mais resistentes e as soldas aderem melhor.
Aqui vão indicações, para quem quer comprar os equipamentos, a arrumação é entre TOP(melhor do mercado), Geral(recomendo) e POP(mais barato).
Nesse caso, não existe POP, plugs baratos quebram rápido e dão uma enorme dor de cabeça.
TOP: Neutrik
Geral: Santo Angelo

Cabos
Sempre balanceados, blindados, pois a blindagem evita interferência e que tenham uma espessura razoável, pois cabos muito finos quebram facilmente.
Existem muitas marcas, então sugiro uma que com certeza funcionará bem.
Geral: Santo Angelo

2 comentários:

  1. Gostei do seu texto e tenho algumas correções a fazer:

    O som não necessariamente pode ser ouvido, pois existe infra-som e ultra-som, ondas sonoras que estão abaixo e acima, respectivamente, da faixa audível humana (20Hz até 20kHz).
    Já a palavra Áudio tem origem no latim, e antes de ter seu significado relacionado com o som analógico (corrente elétrica), tinha o significado de o que é percebido pelo ouvido humano.
    Cabos balanceados não só servem para alimentar equipamentos que necessitam de phantom power para funcionar (como condensers e directboxes) como também sua via terra servirá como uma válvula de escape para eventuais sobras de energia no sistema. Sendo assim, cabos balanceados reduzem ruidos e POPs, que acontecem ao ligar as caixas de som antes do resto do sistema. Recomenda-se usar cabos balanceados para distâncias acima de 10m.
    Cabos não influenciam na qualidade artistica do som, somente na qualidade técnica. No geral, basta um cabo de qualidade mediana, como um Santo Angelo, para nao se ter dor de cabeça. Um bom cabo nunca será responsável por deixar seu som com mais qualidade, ele só irá manter o sinal com o mínimo de perdas possivel.
    A qualidade do sinal captado depende de toda a sua cadeia de captação, geralmente nesse formato:

    Músico -> Instrumento -> Sala -> Microfonação -> Pré-Amp -> Conversores AD

    Essa cadeia não só está na ordem em que o som viajará, seja ele mecânico ou elétrico, como também está em uma ordem decrescente de importância para o resultado sonoro final. Uma gravação raramente terá um resultado satisfatório se o músico for mediocre, mesmo que todos os outros pontos da cadeia sejam Classe A.
    Nessa equação de qualidade todos os pontos tem que estar em equilíbrio. O papel dos cabos é fazer o transporte do sinal elétrico sem que haja perdas de informações ou adição de artefatos prejudiciais ao sinal, como ruídos e estalos. Sendo assim, cabos não são responsáveis pela qualidade sonora, e sim por manter com perdas mínimas a qualidade já alcançada por toda a cadeia.

    Te recomendo o livro O Som e O Sentido.
    Parabéns pela iniciativa, espero ter ajudado.

    Yuri Schuler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo complemento, podemos construir algo bem legal aqui.

      Excluir