sexta-feira, 20 de julho de 2012

Microfones

Introdução

Existem inúmeros tipos de marcas, modelos e preços diferentes de microfones no mercado, porém não é clara a diferença entre uns e outros, então como saber qual o microfone ideal? Aqui trarei uma breve explicação de o que são e como funcionam os microfones, além de indicações de modelos dependendo da utilização.

Existem basicamente dois tipos de microfones, os dinâmicos e os condensadores, e a diferença entre os dois são enormes, tanto em qualidade, quanto em utilidade ou preço.

Microfones dinâmicos




São os mais comuns, provavelmente o microfone que você já usou alguma vez era dinâmico. Todos os microfones de mão, como o da figura ao lado, são dinâmicos.

São conhecidos também como microfones duros pois não possuem a sensibilidade que os microfones condensadores têm e por serem mais resistentes.  Todos eles seguem um padrão de funcionamento, então se você pegar qualquer microfone deste tipo e ligar ele funcionará, a não ser que tenha ligado no lugar errado, ou algo esteja com defeito(rs).
Dentro dele há uma capsula com uma fina película que vibra com as ondas sonoras. Através do transdutor, essa vibração se transforma em pulsos elétricos e então passam para o cabo.
São exemplos de microfones dinâmicos: Shure SM57 , Shure SM58 , AKG D880, AKG D3700, Samson Q2, etc.

Microfones condensadores



A grande diferença entre os microfones dinâmicos e os condensadores, é que a capsula é feita de maneira diferente. Cada modelo possui um padrão, pois são feitos para atender necessidades específicas, como por exemplo captar o diálogo em um filme ou a vibração que as cordas provocam no corpo do contra-baixo. Com isso, cada microfone possui componentes eletrônicos diferentes e formas também diferentes.(Esse ao lado é projetado para captação de voz. É tão sensível, que possui elásticos que servem de amortecedor para que a vibração que chão passa ao pedestal não seja captada pelo microfone).
Eles são tão diferentes que não trabalham nem com a mesma voltagem elétrica, então se você pegar qualquer microfone desse e liga-lo na mesa, provavelmente ele não funcionará. Toda mesa foi projetada com um padrão, que é para dinâmicos, então os condensadores precisam de voltagens específicas para funcionar, então é necessário que sejam ligadas baterias à eles(Por isso a diferença entre captadores de instrumentos ativos e passivos). Quando o aparelho é ligado diretamente à mesa, usa-se o phantom power, que é um sistema que envia ao microfone a corrente necessária para que ele funcione corretamente. Esse sistema tem a capacidade de enviar até 48v por canal.

Exemplos: Shure SM93; Shure PG81;Sennheiser MKH8040; AKG C414


Tipos de captação


Omnidirecional

É quando o aparelho capta o som vindo de qualquer direção. Pode ser usado quando deseja-se captar o som ambiente, como por exemplo de uma conversa entre várias pessoas ou da natureza.



Cardióide

Esse formato é o mais comum, a maioria dos microfones de mão usa esse tipo de captação. Sua vantagem dá-se porque capta bem o som frontal e lateral, porém bem menos o traseiro. É útil para captação de qualquer som que tenha uma fonte definida.



Hiper-cardióide e super-cardióide


Estes dois tipos são variações do padrão cardióide. Pode-se captar o som mais direcionalmente, pois a área de captação é reduzida, e tornando-se cada vez mais direcional. Além disso, pode-se captar com pouca interferência o som saindo de duas fontes pontuais diferentes.


Realimenteção

Deve-se ter muito cuidado com o uso do microfone, pois a mal utilização pode causar realimentação, conhecida como microfonia.
A microfonia acontece quando uma frequência que foi captada inicialmente pelo microfone e captada novamente. Por exemplo: O som que emitido da caixa de som está alto, ao ponto do microfone poder captá-lo e reenvia-lo ao autofalante, fechando um ciclo de realimentação. A partir daí temos o apito que já conhecemos.
Outra maneira de provocar a microfonia é obstruindo a área de captação do microfone. Como o aparelho foi projetado para captar o som de uma determinada maneira e está sendo obstruído, a captação volta a si mesma, resultando na realimentação. Então não segure o microfone pelo globo, isso pode danificar a aparelhagem e causar uma reação desagradável nos ouvintes.

Recomendações
Recomendarei aqui microfones dinâmicos, pois são os que geralmente são mais procurados.
Aqui vão indicações, para quem quer comprar os equipamentos, a arrumação é entre TOP(melhor do mercado), Geral(recomendo) e POP(mais barato).

Top: Sennheiser e-835
Geral: Shure SM 58
POP: Behringer XM 8500

Nenhum comentário:

Postar um comentário