quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Equalização


    Equalização é o ato de modular o conjunto de frequências recebidas no intuito de tornar o som adequado com o que é pretendido. Através da equalização é possível retirar imperfeições, como ruídos indesejados, tornar o som mais inteligível, e até corrigir as reflexões do ambiente que não são bem-vindas.

    Faixas de frequência: O ouvido humano interpreta como som as vibrações do ar emitidas entre as freqüências de 20 ciclos por segundo (20 Hertz ou 20 Hz)  até cerca de 20 mil ciclos (20 KHz, ou 20 K). Cada instrumento ou voz musical tem seu próprio espectro de freqüências, a faixa de freqüências onde o instrumento atua.


    Altura: é a afinação (pitch) dos sons e notas musicais, como do, re, mi, medidas em ciclos por segundo (Hz). Quanto mais “aguda’ (alta) uma nota, mais ciclos de onda vibram por segundo. Diz-se que são freqüências altas, enquanto as “graves” são as baixas freqüências.

    Intensidade: é o volume do som. No gráfico da curva da onda sonora, quanto maior a intensidade do som, maior a amplitude da onda. Ela se distancia mais do centro, vibra com mais energia. Nesse gráfico, a linha reta ao centro indica silêncio, ausência de energia sonora.
Uma onda tem ciclos, que se dividem em morros e vales, alternando-se e variando seu comportamento ao longo do tempo. Durante um ciclo da onda, a amplitude pode variar, determinando a forma da onda. É a forma da onda que define o timbre.

    Timbre: é o conjunto de frequências formado que aquele objeto forma ao produzir som. Essa é a característica mais marcante, pois é através do timbre que conseguimos diferenciar um violão de uma guitarra, teclado, ou até mesmo a minha voz com a sua, que está lendo esse artigo agora, isso ocorre graças ao timbre.

    Dividimos no geral o som em 3 tonalidades, graves(frequências baixas) médios e agudos(frequências altas). O Grave atua de 20Hz a 500Hz, o médio de 500Hz a 5kHz e o agudo de 5kHz a 20kHz. Dentro dessas tonalidades podem existir várias divisões como médio-grave e médio-agudo, que estão na transição entre as tonalidades.

    Existem alguns equipamentos equalizadores, aqui vou falar dos dois principais.

Equalizador gráfico.
    Possui uma série de faders, lado a lado, cada um definir para intervir em uma determinada frequência. O técnico tem a possibilidade de corrigir apenas a frequência que quer e portanto, é o equipamento de equalização que possui a maior precisão.
    Existem vários tipos de equalizadores gráficos, porém a maior diferença é em relação a quantidade de bandas, que são o número de faders destinados a frequências, quanto maior a banda, mais precisão o equipamento possui.
    A grande desvantagem dele é que é necessário muito tempo para ajustá-lo corretamente, então se você tem que agir rápido, a não ser que já tenha muita prática, não poderá contar com ele.

Equalizador paramétrico
    Geralmente possuem 4 bandas, porém trabalham de uma maneira completamente diferente do gráfico. cada banda possui 3 recursos, a frequência, que permite selecionar a frequência desejada, o nível, que aumenta ou diminui o volume da frequência selecionada, e o Q, que determina a abertura do corte da frequência. Explicando melhor, esse equipamento trabalhas fazendo "barrigas" para cima ou para baixo. A frequência move a barriga, o nível dá o tamanho e o Q faz a barriga ficar larga ou pontuda.

    Existem também os filtros que costumam trabalhar em conjunto com os equalizadores e servem para cortar frequências.

Filtros
    Os principais filtros são o LCF(Low Cut Filter) ou HPF(High Pass Filter) que através da determinação do técnico, cortam da frequência selecionada até a mais baixa(20Hz) e o HCF(High Cut Filter) ou LPF(Low Pass Filter) que cortam da frequência selecionada até a máxima(20kHz)

Recomendações

    Como esse tipo de aparelho não é utilizado nos sistemas mais baratos, não coloquei a recomendação Pop. A diferença de preço de um 15 banda para um 31 bandas não é grande, então eu recomendo sempre o de 31. Os modelos podem variar, mas as marcas indicadas são essas.

Geral: Berhinger FBQ3102(31 bandas)
Top: Alesis DEQ 830(digital, 4 canais) 

Lembrando que logo abaixo há uma janela para você pesquisar o equipamento de sua preferência...


Nenhum comentário:

Postar um comentário